Nossa História

Um legado de confiança e qualidade

O FAC- FLEX Aviation Center é o resultado de uma cultura empresarial que se consolidou ao longo de muitos anos por ter sempre como objetivo maior a segurança e o bem estar do passageiro. Para isso elevados investimentos foram realizados ao longo do tempo para permitir que fosse oferecido aos tripulantes e pessoal de terra das empresas um treinamento técnico e comportamental da mais alta qualidade.


Nossa história começa como a preocupação da empresa aérea VARIG em relação ao treinamento de seus pilotos devido a evolução das aeronaves e da expansão de suas rotas.

Em 1945, imbuídos do desejo de formar seus tripulantes com os mais altos padrões de referência em segurança, a VARIG decidiu criar seu próprio centro de treinamento. A partir de então foi desenvolvido um modelo próprio de treinamento que atendesse às suas exigências e expectativas, criando, assim, a cultura VARIG de voar.

Para atingir o nível de qualidade exigido pela empresa, a VARIG investiu permanentemente em pesquisa e tecnologia a fim de manter seus funcionários atualizados no que havia de mais moderno em termos de treinamento, formando profissionais de ensino e adquirindo os melhores equipamentos de apoio para a instrução.

Porto Alegre foi a primeira cidade a abrigar o seu centro de treinamento de tripulantes, o inicialmente chamado "Simulador de Vôo" era composto apenas por dois Link Trainers, que na época eram os melhores equipamentos existentes para o treinamento de pilotos.

No final dos anos 60, a VARIG transferiu parte dessa estrutura para sua sede no Rio de Janeiro, em um prédio ao lado do Aeroporto Santos Dumont, passando então a ser oficialmente: "Centro de Treinamento de Operações de Vôo", carinhosamente chamado de CTO. Apesar do alto investimento feito pela VARIG, o Centro de Treinamento representava uma forma eficiente de realizar os treinamentos sem ter que utilizar uma aeronave verdadeira. Em um simulador de vôo é possível criar situações de risco que não seriam possíveis simular em um avião.

Em 1975 o Centro de Treinamento passou a operar na Ilha do Governador, em uma área própria de aproximadamente 28 mil metros quadrados. Nessa época o Centro de Treinamento possuía somente um prédio e contava com dois simuladores voo analógicos: um simulador de B727 e um de B707.

Entre 1978 e 1990 estes dois simuladores analógicos foram substituídos por simuladores digitais do mesmo tipo. Também foram construídos mais dois prédios: um para abrigar os simuladores de DC10-30 e B737-200 e outro para instalar os CPTs (Cockpit Procedure Training) de B373-300, B727-100 e DC10-30, e inúmeras salas de aula e auditórios para os cursos teóricos.

Entre 1987 e 1990 chegaram os simuladores de voo de B747-200, B767-300 e B737-300/400/500 e foi introduzido o treinamento em computadores pessoais, os CBTs - Computer Based Training. Outra alteração foi no nome, pois passou a ser chamado de VFTC - VARIG Flight Training Center.

Em 1999 todos os treinamentos dos tripulantes de cabine foram integrados ao VFTC.

Em 2006 com a empresa solicitou a justiça sua Recuperação judicial, e o VFTC era parte do PRJ - Plano de Recuperação Judicial da empresa. Desde esse momento, o VFTC teve seu nome alterado para FAC - FLEX Aviation Center pois o nome VARIG foi um dos ativos adquiridos pela empresa arrematante. à empresa que adquiriu os ativos da VARIG.

Desde 2010, mesmo com a justiça decretando a falência da empresa, o FAC mantém seu funcionamento normal, atendendo à todos os clientes, com suas certificações e autorizações ANAC válidas, sendo regularmente auditado.

Contato

Para maiores informações, por favor preencha seus dados que entraremos em contato o mais breve possível.

Endereço:

Estrada do Galeão 3200, Rio de Janeiro, Brasil

Telefone:

55 21 379968432

Enviando
Sua mensagem foi enviada Obrigado!